20 DEFESAS LENDÁRIAS DO VOLEIBOL

O voleibol, popularmente conhecido como vôlei, é um esporte praticado por duas equipes. Os jogos são realizados em quadras, que podem ser cobertas, ou não. As jogadas são feitas com as mãos, e o objetivo é tocar, com a bola, o lado do time adversário.

 As seleções brasileiras de voleibol, tanto masculina, quanto feminina, são times de muito destaque, inclusive em competições mundiais. Alguns jogadores brasileiros, como Giba, Murilo, Leandro Vissotto, Sheilla, Paula Pequeno e Jaqueline fizeram história defendendo o Brasil.

O voleibol é um esporte originário dos Estados Unidos, mas precisamente, da cidade de Massachusetts. A modalidade tem origem no ano de 1895, onde foi criada por William George Morgan (1870-1942), que naquele período trabalhava como professor de Educação Física na Associação Cristã de Moços (ACM).

Com a criação da modalidade, o intuito do professor era estabelecer uma competição onde não houvesse tanto contato físico, como aqueles que eram praticadas, até então.Assim que foi criado, o esporte recebeu o nome de “mintonette, logo depois, foi chamado de “volley ball”.

Apesar de sido criado nos Estados Unidos, somente a partir do momento em que foi levado para o Canadá, mais ou menos cinco anos depois, é que ele alcançou proporções mundiais. Já na década de 40 o esporte estava presente em boa parte do globo, o que influenciou diretamente na criação da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O órgão tem sede em Paris, na França, e até hoje está no posto de principal responsável por realizar as competições mundiais da modalidade.

O primeiro campeonato mundial de voleibol foi disputado somente por times masculinos, em 1949, na Tchecoslováquia. Os russos saíram como campeões da competição. A primeira disputa feminina aconteceu três anos mais tarde, onde o Japão sagrou-se como campeão. O voleibol foi inserido nas Olimpíadas a partir de 1964, e é disputado na competição até os dias de hoje.

Hoje, algumas das principais competições de voleibol, além dos Jogos Olímpicos, são o World Grand Prix e Liga Mundial. No Brasil, o esporte começou a ser praticado em meados do século XX. Ao contrário de muitos outros países, aqui ele chegou como um esporte tipicamente feminino, um conceito que foi mudando com o passar do tempo.

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) foi fundada em 1954, e até hoje é a principal instituição no esporte na país, tanto no vôlei de quadra, quanto no de areia. Um acontecimento muito importante, que impulsionou, ainda mais, a modalidade do país, foi a medalha de ouro da seleção masculina nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Desde então, o país tornou-se uma potência no esporte. Somente em Olimpíadas, o voleibol brasileiro tem quatro títulos.